Geografia

         

          Persépolis


   Persépolis  é a antiga capital do Império Aquemênida,a partir do ano 522 a.C este Império na antiguidade dominou o Oriente Médio,e esta capital se localiza no atual Irão ou Irã.O nome da antiga cidade,denominou o filme de Marjane Satrapi uma iraniana que conta em seu livro e filme sua própria biografia e que nos demonstra também o período de revolta sobre a dinastia de Xá e o início da revolução iraniana estabelecendo a republica islâmica.
    

 Tanto o livro como o filme são bem interessantes caso queira assistir o filme acesse o link:https://www.youtube.com/watch?v=OuGwQVyi5-E.

 Me fascinei com o filme,pois transforma a nossa opinião desses países para a opinião que realmente temos que ter antes acreditava que a maior parte da população de região com esse governo islâmico aceitava viver desta maneira tão opressora e ditatorial mas pelo contrario a democratização foi esquecida e muitos que por lá vivem simplesmente foram obrigados a viver como o governo quer. 

.
          Marjane Satrapi mostra exatamente e perfeitamente isto quando criança enfrentava a revolução e com uma mente infantil era complicado entender os acontecidos,principalmente por ter uma família socialista,se tornando mais velha conseguiu compreender o que ocorria e se tornou crítica ao fato gerando seria complicações na escola e na sua personalidade que se desenvolvia.Seus pais então decidem mandar ela crescer e estudar na Áustria,por lá passou sua adolescência conseguiu amigos,namorou e viveu de uma forma tão diferente de sua cultura que perdeu sua identidade iraniana.Depois Marjane se tornou adulta e enfrentou seria dificuldades até chegar a ser moradora de rua,depois de quase morrer 
decidi voltar e reencontra sua identidade iraniana e por ai vem mais serias complicações.

Marjane Satrapi, nome artístico de Marjane Ebihamis (RashtIrã22 de Novembro de 1969), é uma romancista gráfica, ilustradora e escritora infanto-juvenil franco-iraniana. Ficou conhecida como a primeira iraniana a escrever banda desenhada. A versão em desenho animado de sua série de quadrinhos Persépolis foi indicada para o Óscar.
                                                                                        

Ficou claro para mim como é complicado viver aonde não se tem liberdade,democratização mas não posso esquecer que sou brasileira os iranianos talvez já estejam acostumados com seu modo de cultura,governo etc...Algo que é muito diferente a mim. 

  As  religiões mais praticadas no mundo como o                     cristianismo,islamismo,budismo,hinduísmo

                          CRISTIANISMO
              

O cristianismo surgiu na atual Palestina que no momento era dominada pelo Império Romano,no século I,criada por Jesus Cristo (filho de Deus)começou a se espalhar pelos quatro cantos do mundo,então o Império Romano persegue Jesus a pedido do Imperador Otávio Augusto por o então Messias defender ideias bem diferentes como a paz,harmonia,o respeito a um único Deus entre outros. Cristãos foram muito perseguidos na época e secretamente organizavam seus cultos....

O denominado O Cara rsrs..
O menino Jesus nasceu em Belém,que se localiza na Judeia;De família pobre, e com uma fé imensa ao seu pai todo poderoso, espalha seus ensinamentos a partir dos 30 anos de idade,pregava milagres e reunia discípulos e apóstolos por onde passava.Como perseguido pelos soldados romanos foi preso e crucificado por eles aos 33 anos,mas ao terceiro dia ressuscitou e aparece aos  seus discípulos dando a missão a eles para continuar seus ensinamentos.

Seus pensamentos era  e são aceitados muito na Europa,África e Ásia,principalmente em regiões carentes pois sua mensagens eram como disse de paz,amor,harmonia ... a religião foi aceita no ano de 313 pelo Império Romano e trouxeram a America pelo Jesuítas.

                                 Islamismo 



Uma religião monoteísta e fundada pelos ensinamentos de Mohammed ou Muhammad,conhecido como Maomé.
Maomé 
Nasceu em  Meca em 570,começou sua pregação aos 40 anos de idade na Arábia Saudita dizendo aos povos de lá que o anjo Gabriel apareceu a ele revelando que só existe um deus único e que todos deveriam seguir ao Alcorão (livro sagrado do islamismo)



 Seus seguidores sãos os  muçulmanos mas depois da morte de Maomé seus seguidores se dividiram em:
Sunitas-defendem o chefe do estado(califa)e que devem reunir honra,respeito pelas leis etc..
Xiitas-alegam que a chefia do Estado muçulmano só pode ser ocupado por alguém com descendência  de Maomé.

Budismo




O budismo é bem mais que uma religião é também um sistema ético e filosófico.
Surgiu-se na Índia,criada por Siddhartha Grautama ou Buda no século VI a.C,ele é considerado pelos budistas como um guia espiritual e não um Deus sendo assim que seus seguidores podem seguir outras religiões.
Esta ligado ao hinduísmo religião a qual Buda é considerado como a encarnação ou avatar de Vishnu. Esta religião teve o  crescimento interrompido na Índia  pelo islamismo,mas se espalhou pela a Ásia e foi adaptado a cada região.


Seus ensinamentos tem como ideia  de que o ser humano está condenado a reencarnação infinita e o que o humano fez nesta vida será feita na outra ideia conhecida como Carma.E que ao chegar no estado de Nirvana (pureza espirutual)que é ao enfrentar os sofrimentos da vida,chegará ao fim das reencarnações.

Sua filosofia é baseada em verdades:como a existência esta relacionador a dor,a origem da dor é a falta de conhecimentos e os desejos materiais.Para superar a dor deve-se antes livrar-se da dor e da ignorância para isso, o homem deve percorrer oito caminhos: compreensão correta, pensamento correto, palavra, ação, modo de vida, esforço, atenção e meditação. De todos os caminhos apresentados, a meditação é  o mais importante para atingir o estado de nirvana. 

Hinduísmo 


 O Hinduísmo é uma união de crenças com estilos de vida,sua cultura religiosas é a união de tradições étnicas, é conhecida hoje como a união de diferentes manifestações culturais e religiosas.Surge por 3.000 a.C na antiga cultura Védica.

Religião Políteistas suas divindades são: Brahma (representa a força criadora do Universo); Ganesha (deus da sabedoria e sorte); Matsya (aquele que salvou a espécie humana da destruição); Sarasvati (deusa das artes e da música); Shiva (deus supremo, criador da Ioga), Vishnu (responsável pela manutenção do Universo). 

 Suas crenças é que devem respeitar as coisas antigas e a tradição,acreditar no livro sagrado crer nas divindades; persistir no sistema das castas ( o status de cada pessoa na sociedade); obter conhecimento da importância dos rituais; confiar nos guias espirituais e acreditar na existência de encarnações.

O nascimento de uma pessoa dentro de uma casta é resultado do karma produzido em vidas passadas. Somente os brâmanes, pertencentes as castas "superiores" podem realizar os rituais religiosos hindus e assumir posições de autoridade dentro dos templos.   


É  a religião mais praticada na Índia  também tem um grande número de seguidores em países como, por exemplo, Nepal, Bangladesh, PaquistãoSri Lanka e Indonésia.Se tornando a terceira religião mais praticada no mundo todo.

  O mundo atualmente se dividi muito através da fé de cada povo  em cada país praticamente se predomina uma religião que hoje não é apenas uma forma de se ter uma crença e algo que modifica o governo,cria guerras entre  varias outras coisas são influenciadas pela fé daquela região.







                                                                       ❤️



          Demografia

         Demo/Grafia {demo = povo Grafia = estudo -ou seja,estudo do povo}
       
          1) Distribuição da População ao redor do Mundo
        Normalmente,nós seres humanos não preferimos se localizar em lugares com clima      polar,desértico e com uma grande concentração de montanhas e entre vários outros motivos  físicos.Gerando um grande vazio popular neste lugares e uma grande intensidade de pessoas em  regiões com climas agradáveis,terras férteis ...  Tornando a distribuição mundial desigual.

    Alem dos fatores físicos há também os fatores históricos e econômicos que contribuem para a desigualdade populacional (figura 2)                                  
Densidade populacional (figura 2)



       2-) Crescimento Populacional Mundial


 Períodos precários como as guerras, Idade Média e epidemias foram grandes motivos para a baixa taxa de crescimento da população.

 Mas ao passar dos tempos, com melhorias agrícolas, o aumento de produtos alimentícios, reduzimos  a fome da humanidade ,acelerando seu crescimento.Logo após o surgimento de vacinas e antibióticos o período de vida humana elevou diminuindo a taxa de mortalidade.
  Porém países subdesenvolvidos com o rebaixamento de mortes não acompanhou o crescimento da taxa de natalidade surgindo assim uma explosão demográfica.
     Fato marcante do aceleramento de habitantes ao redor do mundo é que no século XX habitavam em média 1,7 bilhões de pessoas já no século XXI alcançamos 7 bilhões de habitantes- ou seja,o que demoramos vinte séculos para chegar 1,7 bilhões em apenas um século aumentamos 5,3 bilhões de pessoas e já esta previsto para 2050 chegarmos a 9 bilhões de habitantes.
  Os países desenvolvidos e os menos desenvolvidos não tem igualdade ao crescimento populacional. a taxa demográfica e países desenvolvidos  e em media 0,02% ao ano, já aos menos desenvolvidos é de 2% ao ano,estimando que em 2050, 85% da população seja dos países menos desenvolvidos.

 3-) Populações: perfil interno e disparidades

   Em países desenvolvidos, o baixo número de nascimento comparado a expectativa de vida principalmente em países europeus, vem afetando a PEA(população economicamente ativa) pois o número de idosos já vem sendo superior ao de jovens, e aumentando os gastos do governo com as obrigações dos aposentados.Países subdesenvolvidos vem se alternando aos desenvolvidos pois sua população é composta por mais jovens e o governo deve investir em escolaridade e emprego para todos.

 4-) As migrações internacionais
   É quando alguém ou uma família vai se localizar em outro país por motivos como transferência de profissionais para filias,condições de vida melhor, desigualdades socioeconômicas entre vários...
Hoje há em media 180 milhões de pessoas fora de seu pais de origem.
 *Imigrantes e Refugiados 
  Refugiados: pessoas perseguidas,maltratadas ou assassinadas por motivos étnicos,religiosos ideológicos ou políticos, ou catástrofes naturais.
 Imigrantes: saem de seu país por própria vontade.
 Tem também os deslocados internos 
Alto Comissariado das Nações Unidas para refugiados tem como objetivo de prestar assistência a refugiados
Imigrantes
 *Antiterrorismo e Xenofobia
    Logo após o ataque de 11 de setembro aos EUA, grande quantidade de países europeus adotaram leis pesadas para controlar a entrada de imigrantes, e medidas de vigilância Antiterrorismo.
 Grupos e ONG's latinos americanos defenderam os direitos humanos, e criticaram as novas leis classificando como racistas e marcadas por Xenofobia,pois ferem o Direitos Humanos criado por europeus e ignorado por eles.




       População Mundial: cidades e consumo
1-) O crescimento da população urbana e as megacidades
No século XIX a população urbana nunca passou de 7% da população total, porém no século XX já passava de 50% cerca de 3,3 bilhões de pessoas.E em 2030 pode chegar a 4,9 bilhões com uma redução na população rural.
Preocupando,pois este crescimento não sera grande em países desenvolvidos é sim nos países pobres,transformando a maior parte da população mundial em situações precárias e tristes.Estes problemas serão mais intenso nas megacidades e megalópoles concentrando se  principalmente nas de países menos desenvolvidos onde problemas econômicos, sociais e ambientais são mais graves.

2-)Cidades e hábitos de consumo mundializados

existem cerca de 400 cidades com mais de um milhão de habitantes{em 1950,havia somente 86}o que fez aumentar o consumo de diversos produtos como os alimentos.Nesta multidão toda não se há espaço para a produção de alimentos sendo obrigados a comprar em feiras e supermercados e em outros lugares de abastecimento.Estes exemplos de consumo são seguidos por grande parte populacional e empresas transnacionais expandem seus negócios,investem em propaganda e influenciam na universalização de algum costumes e colaboram para a globalização cultural.

3-)As cidades globais

As cidades globais são consideradas "portas de entrada" pois tem grande capacidade de influenciar os hábitos de consumo não devido ter uma grande população mas sim por centralizarem com facilidade diversos fluxos mundiais (mercadorias,capitais,informações..) e serem responsáveis por decisões que afetam a organização das regiões.São grandes e fortes no setor econômico,financeiro,politico,cultural e tecnológico para o país.As cidades globais servem principalmente para a praticação de atividades essenciais para o funcionamento do sistema capitalista mundial;Ao grau de concentramento dessas atividades elas são dividas entre alfa,beta e gama.

4-)Turismo e consumo dos lugares

O turismo internacional também forma uma grande circulação de pessoas entre os países.Ele traz vários benefícios como maior fonte de renda e o surgimento de mais empregos,mas como quase tudo na vida tem suas consequências ele pode causar impactos ambientais e socioculturais principalmente em países menos desenvolvidos, como danos no solo,ar,água,vegetação e na vida selvagem,mudanças na cultura tradicional do país e ate desigualdades sociais caso os empregos sejam apenas relacionados a turismo é não beneficie a população

Um comentário: